NOVA PIAGGIO

MP3 HPE

Mais ágil e rápida, a nova Piaggio MP3 HPE é o mais recente membro da família da aclamada scooter de 3 rodas da Piaggio.

Um modelo compacto, que pode ser conduzido por quem apenas detém carta de condução automóvel (B), e que garante a performance, a segurança e o espaço de arrumação ideais para as deslocações urbanas.

Com mais de 180.000 unidades vendidas em todo o mundo, a Piaggio MP3 continua a revolucionar a mobilidade urbana.  A nova versão da original scooter de 3 rodas Piaggio, apresenta-se agora mais leve e ágil: um veículo compacto, desportivo e dinâmico que em nada sacrifica o conforto superior das scooters GT.

As dimensões compactas da nova Piaggio MP3 300 HPE são um dos principais fatores distintivos deste novo modelo proporcionando uma fantástica agilidade, não só pelo fácil acesso do condutor ao solo mas também pela simplicidade de utilização em manobras ou durante o estacionamento. Criada com a exclusiva tecnologia de 3 rodas da Piaggio, a nova Piaggio MP3 300 HPE incorpora o sistema de suspensão em quadrilátero articulado e as duas rodas dianteiras tornam a estabilidade nas curvas maior do que em qualquer outra scooter, mesmo em piso molhado ou em condições de pouca aderência.

A nova Piaggio MP3 300 HPE destaca-se pelo design moderno e desportivo que combina, na perfeição, a frente agressiva com a elegante traseira. O escudo frontal mantém os traços distintivos da família Maxi Scooter Piaggio MP3: o centro é dominado pelo duplo farol com luzes LED de alta eficiência e pela característica “gravata borboleta” que divide os faróis e atua como elemento de conexão com o pára-brisas. Na traseira, destaque para as duas pegas para o passageiro e para o moderno sistema de luzes de presença e de travagem, em LED. O guarda-lamas e as jantes das rodas com cinco raios conferem um perfil desportivo ao novo modelo.  

O selim da nova MP3 300, com espaço para dois assentos em níveis separados, garante ao condutor o apoio lombar necessário e o contacto fácil com o solo, enquanto o passageiro pode usufruir de uma posição descontraída também graças aos práticos apoios de pés retrácteis.

Tal como nos anteriores modelos Maxi da gama MP3, o tablier inclui um moderno painel de instrumentos.  Composto por dois monitores redondos convencionais e um visor digital multiusos, exibe informação sobre consumo, nível de combustível, velocidade média, tempo de viagem, temperatura ambiente, funcionamento dos faróis, pressão do óleo, ABS, ASR e luzes de emergência. Localizado acima do painel de instrumentos, um prático porta-luvas e conexão USB.

Vulgarmente conhecido como 300 HPE (High Performance Engine) o novo motor 300 cc da Piaggio é o resultado de um profundo trabalho de investigação do Grupo Piaggio. Desenvolvido com o objetivo de otimizar a produção termodinâmica, reduzir o atrito e o ruído aumentando simultaneamente o desempenho, o novo motor (composto por um único cilindro a 4 tempos, 4 válvulas e injeção eletrónica) proporciona um melhor desempenho e uma redução significativa no consumo de combustível.

Com sistema de travagem anti-bloqueio ABS de três vias integrado e controlo de tracção ASR (Acceleration Slip Regulation) a nova Piaggio MP3 300 HPE é extremamente segura, mesmo em superfícies irregulares e em piso molhado. O mecanismo de bloqueio da suspensão dianteira – uma característica distintiva da scooter italiana de três rodas – estabiliza a moto, ficando em equilíbrio nas três rodas sem ser necessário um suporte ou colocar os pés no chão.  Para retomar a marcha, o condutor apenas tem de acelerar ou utilizar o botão dedicado no guiador. 

Disponível como equipamento-base na versão Sport, a plataforma multimédia Piaggio MIA, permite a conexão do smartphone ao sistema eletrónico permitindo a visualização de mapas, rotas, postos de combustível ou centros de serviço. A função de controlo permite ainda a análise geral da condição do veículo alertando o condutor para situações potencialmente críticas.

Acessórios

A utilização quotidiana e o conforto caracterizam a vasta gama de acessórios Piaggio MP3 300 HPE sendo de destacar a espaçosa topcase de 37 litros, o elegante pára-brisas com acabamentos a combinar com o veículo e o módulo de gestão de acessórios aquecidos que permite o ajuste, a partir do painel do veículo, da temperatura da cobertura de pernas, assentos e apoio de mãos.

Também uma nova gama de capacetes foi desenvolvida para a nova MP3, oferecendo total segurança, conforto e máxima proteção. À gama de capacetes modulares - desenvolvida com um involucro de resina termoplástica, proteção de queixo flip-up, revestimento antialérgico removível e lavável, pala de sol suspensa e visor exterior resistente a riscos – disponível em branco e preto mate, juntam-se as propostas Demi-Jet Carbonskin, ideais para viagens mais curtas e urbanas – com viseira dupla (exterior transparente e solar oculta), acessórios interiores extraíveis e laváveis e uma faixa longitudinal em couro ecológico.

Versões e cores

A nova gama MP3 300 da Piaggio está disponível em duas versões: Piaggio MP3 300 HPE e Piaggio MP3 300 HPE Sport.

Símbolo de elegância urbana, a Piaggio MP3 300 HPE apresenta-se em dois novos esquemas de cores - brilhante Nero Metallizzato e mate Argento Cometa – ambos combinados com jantes de cinco raios, acabamentos em mate e selim com revestimento duplo.

A versão MP3 300 HPE Sport destaca-se pelos inúmeros detalhes com acabamento em preto mate (“gravata borboleta” no escudo, riscas no túnel central e pegas do passageiro) e pelas molas dos amortecedores pintadas de vermelho, cor que também está presente nas costuras do assento. Disponível em três esquemas de cores: Pastel White, Pastel Grey brilhante e Black mate.

                                              

@ 10-7-2019 12:53:20


Mais

KTM 390 Adventure em fase final de desenvolvimento - A variante 390 cc da KTM Adventure é um dos modelos mais aguardados pelos fãs da marca austríaca, e o protótipo de desenvolvimento foi apanhado numa sessão de testes por estradas indianas.

KTM 390 Adventure em fase final de desenvolvimento - A variante 390 cc da KTM Adventure é um dos modelos mais aguardados pelos fãs da marca austríaca, e o protótipo de desenvolvimento foi apanhado numa sessão de testes por estradas indianas.

Já não é segredo para ninguém que a KTM está a preparar a chegada de uma variante mais pequena da sua Adventure, e a apresentação oficial é esperada para acontecer no próximo Salão de Milão EICMA. Mas, até lá, a KTM 390 Adventure terá de passar por um rigoroso programa de testes e desenvolvimento antes de passar à produção.Recentemente o protótipo usado pela KTM nos testes de desenvolvimento foi apanhado às portas da fábrica da Bajaj na India, marca indiana que tem uma parceria com a KTM para desenvolvimento de diversos modelos.O design está claramente colado às versões maiores da gama Adventure, particularmente à nova 790 Adventure que foi recentemente introduzida no mercado nacional. O ecrã frontal é de dimensões generosas para maior proteção aerodinâmica, o assento é praticamente plano, ao bom estilo das verdadeiras trail, embora a KTM tenha tido o cuidado de desenhar uma secção frontal mais baixa para ajudar a chegar com os pés ao solo.De acordo com o website italiano Insella, que divulgou esta imagem, a KTM 390 Adventure contará com um painel de instrumentos específico para as aventuras fora de estrada, incluindo altímetro e bússula.Quanto ao motor, não será expectável que a KTM altere em demasia o monocilíndrico de 373,2 cc que já conhecemos da naked Duke. A potência deverá manter-se nos 43 cv e o binário nos 37 Nm.Com suspensões a cargo da WP, mas de curso mais longo, a KTM 390 Adventure deverá ainda ter um conjunto de ajudas eletrónicas específicas para utilização fora de estrada, onde destacamos o ABS que, quase de certeza, e tendo em conta o historial da KTM, contará com um modo “off-road” em que o sistema deixa de atuar na roda traseira.Ainda de acordo com o mesmo website italiano, a KTM pretende colocar a 390 Adventure à venda no final de 2019, sendo que apontam para um preço de 5700 euros, valor que, obviamente, deverá ser diferente quando a 390 Adventure chegar ao mercado português.andardemoto.pt @ 29-4-2019
29-4-2019 12:55:00