MotoGP, 2022, Grande Prémio Red Bull de Espanha – Bagnaia supremo
Oliveira recupera até 12º
Foi uma vitória de fio a pavio
para a Ducati de Bagnaia, com a oposição de Quartararo controlada e Aleix a
colocar a Aprilia no pódio a umas voltas do fim apesar da pressão de Miller e Márquez
O arranque foi um sprint entre Bagnaia e Quartararo que o italiano da Ducati ganhou e logo na primeira volta com Marc Márquez a ganhar terreno, Bradl e Martin envolveram-se numa queda logo no começo das 25 voltas.
Binder estava também ao ataque em sétimo e Miguel Oliveira estava em 13º, ganhando 8 posições no arranque apesar do ataque de Pol Espargaró.
Bagnaia no comando e Quartararo colado abriam já um intervalo de quase meio segundo aos perseguidores com Aleix Espargaró a manter o quinto lugar à frente de Joan Mir, Nakagami e Bezzecchi.
Márquez, ainda quarto, fazia a volta mais rápida da corrida tentando passar Jack Miller e Oliveira era 12º ao passar a Suzuki de Rins, enquanto à frente a vantagem da dupla Bagnaia/Quartararo era já de oito décimas e mais de 1 segundo um par de voltas depois.
Atrás, Viñales parecia estar em dificuldades em último com a Aprilia, pois Darren Binder tinha caído da traseira do pelotão.
Bagnaia e Quartararo estavam numa classe aparte e a 19 voltas do fim o intervalo era já de 2 segundos para os perseguidores Miller Márquez e Aleix Espargaró, com Oliveira sanduichado entre Pol Espargaró e Alex Rins.
Mesmo nas relativamente curtas retas de Jerez, as Ducati fugiam facilmente aos seus adversários tornando as ultrapassagens difíceis, pelo que nada mudou no meio da corrida enquanto os dois da frente aumentavam o intervalo para 2 segundos e meio e com Bagnaia primeiro e Miller terceiro, a Ducati Lenovo tinha um pódio quase perfeito em pespectiva...
O intervalo dos líderes não parava de crescer e a 10 voltas do fim era já 6 segundos com Jack Miller ainda a aguentar último degrau do pódio, Brad Binder a fechar o top 10, mas pelo contrário Rins perdia lugares e ela já 22º após uma ida a gravilha, que foi seguida por uma queda de Zarco que deixou Miguel Oliveira em 12º.
Ao mesmo tempo, Viñales recuperava para 15º enquanto Stefan Bradl protagonizava uma segunda queda e ficava de fora.
Longe de pressionado por Quartararo, Bagnaia abrira um intervalo de quase 8 décimas nas últimas 5 voltas mas o Francês deixava Miller a mais de 8 segundos por sua vez.
A 5 voltas do fim, numa manobra bem calculada, Márquez passa Miller na direita de Sito Pons, e Aleix tenta seguir na Aprilia, mas quando Márquez alarga ligeiramente, salvando a Honda no joelho, a Aprilia ganha mesmo 2 lugares e Aleix é agora 3º!
Incrivelmente, à entrada da
última volta, Quartararo encontra ritmo para reduzir a margem para meio segundo
e agora sim, pressiona Bagnaia, mas a vitória do Italiano está jogada...
Fonte: www.andardemoto.pt
andardemoto.pt @ 3-5-2022 12:20:17